Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects

Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 2 de 16Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 3 de 16Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 4 de 16Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 5 de 16Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Mais Imagens+ 11

  • Equipe: Staffan Sundström, Emma Pettersson, Mikael Johansson
  • Consultor: Alexander Cederroth
  • Cidade: Umeå
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade de Umeå é uma universidade jovem, fundada na década de 1960, onde 35.000 estudantes de todo o mundo estudam todas as áreas do conhecimento. A Universidade de Umeå está localizada junto à costa, a cerca de 300 quilômetros ao sul do Círculo Polar.

Um parque em um campus deve fornecer uma variedade de locais designados com capacidade para hospedar discussões informais e troca de ideias. É nos espaços abertos, não hierárquicos, ao invés de em auditórios de aula ou em laboratórios de microscópios que ocorre a interação verdadeiramente criativa entre estudantes, pesquisadores e professores. A qualidade do campus reforça, assim, a atratividade da universidade como um todo.

Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 6 de 16
Cortesia de Thorbjörn Andersson + Sweco Architects

O novo parque do campus da Universidade de Umeå é constituído por 23.000 m² de decks, gramados abertos, trilhas para caminhada e terraços organizados em torno de um lago artificial. Uma ilha no lago é o ponto de partida para um pequeno arquipélago com pontes que levam ao lado sul. Aqui, o visitante encontra uma paisagem montanhosa com sol, bem como vales sombreados, intercalados pelos troncos brancos das árvores (bétulas).

Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 14 de 16
Implantação

No parque do campus os passeios tecem-se para a frente entre os pontos de interesse social. Estes variam em tamanho e são, por vezes, maior e mais animados, às vezes menor, oferecendo intimidade. Os espaços sociais são orientados em direções diferentes, para que o visitante possa sempre encontrar um lugar atraente. Os passeios são de dois tipos, um de cascalho com vistas e iluminação em posições baixas, e um passeio mais largo, pavimentado, que conecta os pontos de entrada dos edifícios circundantes.

O Corso, principal caminho do parque, conecta o restaurante Universum com a União dos Estudantes. Aqui, encontra-se uma atmosfera quase exótica à direita, na parte norte da cidade de Umeå, sombreada e estreita, com uma atmosfera densa ao longo de um riacho cercado por grande vegetação folheada.

Em frente à União dos Estudantes, foi instalado um lounge ao ar livre de frente para o sol. O lounge é composto por uma série de terraços, cada um com mobiliário de café e sombreado por árvores. O novo parque do campus é o resultado de um concurso, realizado em 2007.

Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 13 de 16
Cortesia de Thorbjörn Andersson + Sweco Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Umeå, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects" [Umeå Campus Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects] 23 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625905/umea-campus-park-thorbjorn-andersson-mais-sweco-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.